Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt

Memórias Póstumas de Brás Cubas em Embu das Artes

A cidade de Embu das Artes recebe nesta quarta-feira (21) as apresentações do grupo teatral Galhofas e Dramas, com a adaptação da obra de Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas, em três horários, 10h, 15h e 19h30, no Centro Cultural Mestre de Assis. Após cada apresentação haverá uma oficina de literatura e produção de texto para que os presentes desenvolvam o texto escrito a partir do roteiro apresentado.

Essas apresentações fazem parte do projeto Inversão: do Teatro à Literatura, uma proposta cultural que busca proporcionar ao público juvenil paulista a oportunidade de uma incursão simultânea ao teatro e a literatura brasileira, em uma experiência diferente, onde primeiro é feita a apresentação teatral, para depois ser feito o texto, buscando o caminho inverso do que é habitual.

Quem apresenta essa peça é a Cia. Teatral Galhofas & Dramas, e após a apresentação, o público presente vai participar também de uma oficina de literatura, onde os jovens terão a oportunidade de colocar em prática os diversos conhecimentos aprendidos sobre o estilo literário abordado, e transformar em texto o que foi apresentado na peça.

Escrita em meados dos anos 1880, a obra Memórias Póstumas de Brás Cubas tem como características marcantes o tom cáustico e o novo estilo adaptado por Machado de Assis na época, audacioso e inovador. A narração é feita de forma livre, não linear, e retrata o Rio de Janeiro da época com pessimismo, ironia e indiferença, características que fizeram com que a obra fosse amplamente considerada o início do Realismo no Brasil.

Sobre o projeto

O Inversão: do Teatro à Literatura é um projeto da 3S Projetos, que recebe apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo por meio do ProAC, com apoio da Secretaria de Cultura de Descalvado.

Serviço

A peça Memórias Póstumas de Brás Cubas acontece na quarta-feira, 21 de junho, às 10h, 15h e 19h30, no Centro Cultural Mestre de Assis (Lardo 21 de Abril, 29, Centro). A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. Serão arrecadados livros em bom estado e alimentos não perecíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS DE EMBU DAS ARTES