Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt

Você sabe a diferença entre e CRAS e CREAS?

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, atende a população que utiliza serviços de assistência social por meio de dois equipamentos: o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). Mas qual é a diferença entre os dois? Leia abaixo.

CRAS

O CRAS é responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Seu trabalho tem caráter continuado, com a finalidade de  promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, bem como promover o acesso aos direitos. É a principal estrutura física local para a proteção social básica, desempenha papel central no território onde se localiza, possuindo a função exclusiva da oferta pública do trabalho social com famílias e gestão territorial da rede socioassistencial.

Alguns dos serviços oferecidos no local são: programas de transferência de renda (Bolsa Família), benefícios emergenciais, atividades para geração de trabalho e renda, reuniões socioeducativas, grupos de apoio, cadastro em progamas sociais do governo etc.

Clique aqui para ver os endereços as unidades do CRAS.

CREAS

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) oferece apoio, orientação e acompanhamento a pessoas e famílias em situação de ameaça ou violação de direitos.

Os serviços oferecidos são:

– Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa (Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade) – Serviço de atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens de 12 a 18 anos em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente. Busca contribuir para o acesso a direitos, ressocialização e resgate de valores. Atendimento feito por equipe multidisciplinar.

– Atendimento (psicossocial, orientação, apoio especializado) a crianças e adolescentes, vítimas de todo tipo de violência – Os encaminhamentos advêm do Judiciário, Ministério Público, Conselho Tutelar e secretarias do município.
Auxílio a mulheres que saem do sistema prisional e a familiares de pessoas presas. Busca fortalecer o vínculo familiar e a reinserção social, através de orientação psicossocial e jurídica aos egressos e familiares. Os egressos são inseridos no Programa Pró-egresso para inserção no mercado de trabalho.

– Atendimento a pessoas em situação de rua – O Centro POP oferta serviço, promove acesso à higiene pessoal, alimentação, documentação civil, e reinserção no mercado de trabalho, entre outras ações. Atendimento psicossocial e orientação jurídica.

– Prestação de Serviço Comum (PSC – Adulto) – Serviço de Acompanhamento a Adultos com penas alternativas – Prestação de Serviços à Comunidade.

Localização:
Rua José de Alencar, 61, Jardim Maranhão
Telefones: (11) 4781-5896
E-mail: [email protected]

*Informações da Prefeitura de Embu das Artes

Leia mais: 10 curiosidades sobre Embu das Artes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS DE EMBU DAS ARTES