fbpx
O que você procura?
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt

Memorial Sakai

Inaugurado em 2003, o Memorial Sakai do Embu disponibiliza o acervo de peças do artista Tadakiyo Sakai, um dos maiores terracotistas do País. Localizado na cidade de Embu das Artes, a 30 km do centro de São Paulo, o local é visitado por turistas de todas as regiões do Brasil e do mundo. No museu é possível encontrar peças combinadas com a arte oriental, brasileira, indígena, cabocla e católica, todas compostas em esculturas de barro – a arte terracota.

O museu foi inaugurado em 2003 em homenagem ao artista plástico Tadakiyo Sakai, com o objetivo de expor as peças desenhadas pelo artista.

Dentre as obras em destaque estão o Touro, atribuído à transmissão de força e energia. Há também peças representadas por mulheres indígenas com as cochas arredondadas. Segundo informações da guia Rosane Silva, “as índias utilizavam as cochas para moldar as telhas feitas de barro, daí a expressão ‘fazer nas cochas’”, conta.

No fim da década de 1950, convidado pela comunidade, Sakai entrou para a Comissão Organizadora da Festa de Santa Cruz, iniciada na cidade com os jesuítas e os índios no século 17. Durante os meses de maio é comemorada a Festa de Santa Cruz.

Nascido no Japão em 05 de janeiro de 1914, Sakai veio ao Brasil em 1928, e a partir de 1951 começou a desenvolver sua arte adquirida no Brasil.

O conjunto arquitetônico inclui a Capela de Santa Cruz, inaugurada em 2008, o Cruzeiro da Paz e um pátio onde são realizados eventos. Além de uma ampla galeria de peças de Sakai e de outros artistas, o museu contém escola de terracota, com cursos regulares e oficinas gratuitas.

memorial sakai embu das artes

Serviço:

Endereço: Rua Rebolo Gonzáles, 185 – Vila Cercado Grande
Telefone: (11) 4241-5993
Funcionamento: de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h
Entrada franca

*Contribuição de informações do site da Prefeitura de Embu das Artes e da Fiam Faam.

Comentários

2 COMENTÁRIOS

Posts relacionados